Queimar gordura abdominal sem se mexer

Para perder barriga precisamos de melhorar a Sensibilidade à Insulina, aumentar o Metabolismo e Forçar o Corpo a Gastar a sua economia de poupança, a gordura. Esta é a parte mais difícil, porque a gordura é como o dinheiro no banco. Ninguém quer que ele diminua. O dinheiro dá-nos segurança tal como a gordura que, do ponto de vista evolutivo, ajuda-nos a ultrapassar épocas de escassez alimentar. Então, como podemos conseguir ativar tudo isto para perder barriga?

 

Vinagre de Sidra de Maçã

Não é um mito, é verdade. Muito se fala sobre o vinagre de sidra que poderemos pensar que é só mais uma moda. Mas há imensos anos que eu falo nos meus cursos sobre o efeito do vinagre na regulação do açúcar no sangue.

O vinagre de Sidra previne picos de Glicose sanguínea, melhora a Sensibilidade à Insulina e diminui desejo por doces. Tudo isto é bom para quem está lutando contra a diabetes mas também para quem quer emagrecer.

O vinagre na verdade diminui o apetite em geral e por ser rico em ácido acético ajuda a Transformar gordura branca em gordura castanha. Isto foi observado em estudos em ratinhos e confirmado em humanos. Neste estudo, 15 ml de vinagre de sidra por dia reduziu o peso e gordura visceral, mas 30 ml por dia reduz ainda mais. 

Em resumo, o vinagre de sidra não é um mito. É sem dúvida um alimento que ajuda a emagrecer.

Podemos tomar direto ou misturado em água ou numa salada. Eu costumo recomendar começar ao almoço ou jantar comendo pickles ou comendo uma salada temperada com vinagre de sidra.

 

Jejum 

O jejum intermitente ajuda a queimar gordura mas até um limite. Para queimar mais devemos fazer dias aleatórios de jejum intermitente, como falo no meu video sobre Jejum que deixo na descrição. O ideal é combinar com dieta paleo ou cetogénica para ajudar a manter o peso. E se temos vontade de roer, então é melhor optar por alimentos pouco calóricos como palitos de cenoura, melão, morangos, etc.

 

Banhos frios  

Dar um mergulho em água fria pode reduzir a gordura visceral. Segundo alguns estudos, ajuda a queimar calorias até 560% mais rápido. Uma análise de centenas de estudos mostrou que a imersão em água fria reduz a gordura corporal e também melhora a sensibilidade à insulina.

Quando o corpo entrar em contato com o frio extremo, não só aumenta a produção de tecido adiposo castanho, mas também transforma o tecido adiposo branco em castanho. Este tipo de gordura tem como função principal a Termorregulação, ela cria calor ajudando a manter a temperatura corporal quando estamos expostos ao frio. A Gordura castanha é rica em mitocôndrias, as nossas centrais energéticas, e por isso queima muito mais gordura.

Podemos nadar em água fria, no mar, rio ou lago ou fazer banhos de imersão na banheira ou na natureza. Devemos ir jogando com a temperatura e o tempo. Vamos aumentando o tempo ou diminuindo a temperatura todas as semanas. Se for na natureza só podemos jogar com o tempo, a temperatura não depende de nós. Se for na banheira podemos colocar gelo para baixar a temperatura. 

 

 

Se preferires, podes assistir ao video em vez de ler o texto.

 

Dicas para aplicar este conhecimento:

 

30 ml de vinagre de sidra 

30 ml de vinagre de sidra por dia já é suficiente mas pode-se fazer duas vezes por dia. Pelo menos até 90 ml não há efeitos negativos. Eu sugiro que tempere com 1 colher de sopa (15ml) a sua salada ao almoço e ao jantar. Beba o vinagre que sobrar no prato

 

Combinar com jejum 

Combinar jejum intermitente e prolongado com vinagre de sidra aumenta a cetose aumentando a queima de gordura.

 

1 a 15 minutos de Imersão em água fria

Se mora perto do mar ou rio, comece o dia imergindo durante 1 a 15 minutos na água com a cabeça de fora, de acordo com a temperatura, experiência pessoal, idade, etc. E faça 2 a 3 vezes por semana. Vá aumentando o tempo ao seu ritmo.

 

 

Eu sei que este artigo não é sobre desporto mas se entusiasmar-se a fazer desporto em jejum melhor ainda pois aumenta a destruição da gordura armazenada. Além disso, o Exercício físico ajuda a prevenir resistência à insulina, manutenção do peso e estado de felicidade prolongado por aumentar as endorfinas.